Coworking ou home office: descubra qual o melhor para você

Atualizado: 6 de Nov de 2018

Quais a vantagens do coworking em relação ao home office? Será que devo migrar o trabalho de casa para um espaço compartilhado? Esclarecemos para você todas vantagens e desvantagens do home office e como o coworking pode valer a pena dependendo do seu perfil profissional.



Muitas vezes o home office não é a melhor opção.

A comodidade e liberdade de trabalhar em casa desperta o desejo de muitos profissionais. Ter a possibilidade de fazer o seu próprio horário, ter mais tempo para você, cuidar da vida pessoal com mais facilidade, são pontos fortes que atraem quem procura estabilidade na carreira. Além de todos esses pontos, há o fato de que trabalhar em casa é economicamente muito mais vantajoso, pois os custos são praticamente inexistentes quando comparados ao aluguel de um escritório comercial ou até mesmo uma estação de trabalho compartilhada de um coworking.


O home office pode funcionar muito bem para alguns, mas para outros que procuram um ambiente mais profissional e com toda a estrutura necessária para empreender, pode não ser tão interessante assim. O coworking acaba mostrando-se uma alternativa ideal.


Existem inúmeras vantagens em migrar o seu trabalho do home office para o coworking e listaremos as principais para você.


É PRECISO DIFERENCIAR LOCAL DE TRABALHO COM LOCAL DE DESCANSO



Parece bobagem, mas diferenciar o local de trabalho com o local de descanso é fundamental para sua produtividade. Trabalhar em casa te dá a sensação, ao longo do tempo, de que você está morando no escritório, comendo no escritório, dormindo no escritório, usando o banheiro do escritório etc. A tendência é o aborrecimento, pois nosso cérebro precisa constantemente ser estimulado para receber recompensas. É como correr uma maratona, chegar em primeiro e não ganhar o troféu.

Precisamos da sensação de prazer ao chegar em casa, nosso local de descanso, e recarregar as energias para o próximo dia.


É PRECISO TER MUITA DISCIPLINA



Trabalhar no conforto da sua casa pode ser algo tentador. A procrastinação com as distrações do ambiente doméstico pode fazer com que seu rendimento caia consideravelmente. É preciso planejamento e muita disciplina, fatores que acabam sendo difíceis de serem colocados em prática quando no ambiente doméstico há tarefas que não podem ser deixadas de lado, como dar atenção à família, em especial se você tiver filhos.


Ter foco redobrado no home office é fundamental para que você não caia nas distrações tentadoras da geladeira ou da TV que estão a alguns passos de você.


O ambiente profissional, como o coworking, te proporciona a sensação e cria a necessidade que você precisa de focar no seu trabalho, assim como respeitar prazos e metas sem as distrações que o conforto da sua casa poderia lhe causar.


PRECONCEITO DO MERCADO FORMAL




Geralmente, quem opta pelo home office acaba enfrentando o preconceito do mercado formal. Ainda é cultural acreditarmos que um trabalho de verdade é aquele cujo permanecemos oito horas diárias na empresa, recebemos vários benefícios, salário mensal etc.


O ambiente de coworking te proporciona a seriedade que o mercado ainda procura nos profissionais, pois nele sua empresa terá todos os requisitos necessários para se tornar visível no mercado, como endereço comercial e fiscal, estrutura para recepcionar seus clientes de forma executiva, salas de reuniões bem estruturadas e preparadas para o rendimento da mesma, dentro outras vantagens que dão mais seriedade ao seu trabalho.


ISOLAMENTO SOCIAL



O home office traz consigo uma grande desvantagem em relação ao trabalho convencional, que pode acabar prejudicando você como profissional: o isolamento social.


A falta de contato com outros colaboradores faz com que sua rede de networking seja amplamente afetada e pode torna-la cada vez mais difícil de ser concretizada. Além do mais, sem o contato diário com outros colaboradores, você acaba ficando de fora do mercado e não atualizado com as novidades e tendências da sua área.


A troca de ideias e opiniões é importante para que se alcance bons resultados e no home office isso acaba tornando-se impossível. Uma conversa, mesmo que informal com seu colega de trabalho, pode levantar o seu astral e aumentar a sua produtividade e criatividade.


ENTÃO DEVO TROCAR O HOME OFFICE PELO COWORKING?



A resposta para esta pergunta é: depende.


Se o seu objetivo profissional é o trabalho esporádico, sem se preocupar tanto com resultados e metas e dedicar mais tempo à família, à boa alimentação, saúde e aos prazeres pessoais, talvez o home office seja uma opção interessante para você. Porém, se o seu objetivo é conciliar vida pessoal e trabalho, porém distinguindo fisicamente cada ambiente, o coworking é a opção mais interessante. Tendo em vista todas as vantagens em trabalhar num espaço compartilhado e seu custo relativamente baixo, esta opção acaba despertando o interesse de muitos empreendedores e profissionais autônomos.

© 2018 Easy Work

23f6553203a44ed79a94f94b39649ecb.png