Procrastinação no trabalho: dicas para você deixá-la de lado

Atualizado: 6 de Nov de 2018

Sabe aqueles rascunhos que estão na sua gaveta há meses esperando você decidir o que fazer com eles? Então, você vem procrastinando há muito tempo e nem tinha percebido isso. Confira neste artigo algumas dicas fundamentais para deixar de lado a procrastinação no trabalho.



A procrastinação pode arruinar a sua produtividade.

Procrastinação, uma palavra que significa basicamente adiar algo, deixar de fazer agora para fazer depois. Depois quando? Aí é que está, este depois nunca chega, pois estamos propensos a permanecer em nossa zona de conforto e adiar atividades que não são recompensadoras.


Quantas vezes decidimos por deixar de organizar a mesa do escritório quando temos a oportunidade? Ou quantas vezes deixamos para amanhã aquele relatório que poderia facilmente ser digitado hoje mesmo? O hábito de “enrolar” é um vício que temos e pode estar ligado à herança genética. Há meios de contornar este hábito que pode ser prejudicial à sua produtividade e vamos te mostrar como. Mas antes de mais nada, pare de ativar o modo soneca do despertador pela manhã, ok?


DICAS PARA DEIXAR DE LADO A PROCRASTINAÇÃO


Definir prazos e metas vai aumentar a sua produtividade. Se você está deixando de lado várias tarefas e adiando muita coisa, é hora de colocar em prática o hábito do planejamento. Quando você estipula uma data e horário para entregar determinada atividade, você irá estimular a sua produtividade e senso de urgência, diminuindo consideravelmente a possibilidade da procrastinação.


Ao invés de querer fazer tudo de uma vez, faça uma parte por dia. Por exemplo, você precisa entregar um relatório extenso sobre resultados mensais da sua empresa e você sabe que isso tomará muito do seu tempo. A ideia de passar o dia pensando em termina-lo é assustadora e nada motivadora. Mas se você estipular uma meta diária para a finalização do relatório, você perceberá que isso não é um bicho de sete cabeças. Por que ao invés de querer digitar todo o relatório num dia só, você não digita 5 páginas por dia? Você perceberá que fazendo um pouco de cada vez, você acabará tendo um ganho de produtividade muito maior e entregará sem sombra de dúvida a sua atividade sem procrastinar.


Determine um tempo para você fazer exatamente aquilo que gosta. E sim, por mais estranho que esta dica possa parecer, quando definimos uma hora do nosso dia para fazer exatamente tudo aquilo que gostamos, nosso cérebro entende este momento como uma recompensa. Trabalhar motivado a ganhar esta recompensa o fará ter um ganho de produtividade maior.


Adiar uma atividade também pode ser vantajoso. E não estamos nos contradizendo nesta dica. O fato é que o seu senso de prioridade deve estar bem aguçado na hora de decidir o que é mais importante. Lembra quando falamos sobre organizar a mesa de trabalho? Pois bem, você pode não o fazer hoje, mas sim amanhã à tarde. Adiar essa tarefa não quer dizer postergar a mesma. Postergar é você adiá-la novamente amanhã à tarde.

© 2018 Easy Work

23f6553203a44ed79a94f94b39649ecb.png