© 2018 Easy Work

Freelancer: o coworking pode ser para você

Atualizado: 6 de Nov de 2018

Os espaços de coworking podem ser a melhor opção para você que pretende ser um freelancer.



O custo benefício do coworking é um grande atrativo para o freelancer.

Todo profissional freelancer se depara com um grande dilema no momento que decide embarcar na independência profissional: onde vou realizar minhas tarefas?


Alguns trabalhos exigem um foco redobrado, como o caso dos designers, arquitetos, escritores etc. E muitas vezes não encontramos em nossa casa um ambiente propício para que possamos dar a atenção que nosso trabalho precisa. Em nosso lar somos tentados a todo momento pela televisão, pela cozinha, pela nossa cama e muitas outras mordomias que acabam fazendo com que nossa produtividade vá lá para baixo.


Para os profissionais freelancers, o coworking tornou-se nos últimos anos uma opção muito mais interessante para se trabalhar, pois os custos destes espaços são muito atrativos, além de atender a uma necessidade recorrente desses profissionais que é justamente o orçamento limitado, dando a possibilidade de trabalharem em um ambiente corporativo, fugindo das tentações do home office sem gastar muito pra isso.


Todo profissional freelancer deve ter em mente que o trabalho por conta própria exige, assim como em qualquer modalidade de carreira, muito comprometimento e planejamento e fora do ambiente corporativo pode ser ainda mais difícil manter o foco. A organização da rotina de trabalho também deve ser levada em conta por você que pretende ser um freelancer, pois consequentemente a sua carteira de clientes aumentará e dar conta de tantos prazos e demandas pode ser uma tarefa complicada caso você não saiba lidar com a organização.


No coworking, o freelancer tem à sua disposição todas as ferramentas necessárias para tornar o seu trabalho muito produtivo e não estamos falando apenas de internet, impressora e cadeiras confortáveis, mas também da possibilidade de networking e parcerias que podem alavancar a carreira deste profissional.


Contudo, vale uma ressalva, será que você como freelancer está preparado para iniciar essa nova jornada na sua carreira? Busque entender até aonde vai a sua expertise na área em que atua, se está preparado para gerenciar a si próprio e o seu tempo e se está apto a atender de forma excelente os seus clientes. Considere o trabalho num coworking como primeiro passo para essa nova etapa, pois o custo-benefício destes espaços é muito atrativo e você não sentirá os efeitos da mudança de rotina, pois criará uma dirigindo-se ao escritório compartilhado diariamente.


Alguns coworkings, como a Easy Work, oferecem um Day Test gratuito para quem pretende conhecer a rotina de um escritório compartilhado. Está aí uma boa oportunidade para você, futuro freelancer, entender como funciona o fluxo de trabalho nestes espaços e conhecer de perto todas as vantagens em compartilhar uma mesa de escritório.