Coworking: como é a convivência?

Atualizado: 6 de Nov de 2018

Trabalhar num espaço compartilhado requer algumas normas internas que devem ser respeitados para tornar o coworking ainda melhor.



Evite ser o chato do coworking, atente-se às normas de cada espaço.

O coworking é um ambiente corporativo e assim como em qualquer empresa, exige algumas normas que devem ser seguidas para evitar constrangimentos e situações desagradáveis. Apesar do conceito ser moderno, a convivência dentro de um coworking dá-se por seres humanos, cada qual com sua personalidade, cultura, estilo de vida etc. Levando em conta tudo isso, sabemos que o seu vizinho de sala pode ser extrovertido, enquanto você pode ser uma pessoa mais introvertida e reservada, mas isso afeta a convivência dentro do coworking?


A resposta é não, desde que algumas normas sejam respeitadas. O seu vizinho extrovertido, que tende a falar demais, a ter um gosto musical mais badalado, deve ter a noção de moderar o tom de voz ao conversar, assim como todo mundo, para não atrapalhar o colega. Isso não significa que deve-se sussurrar ao conversar, mas o ideal é ter bom senso, vigiar o volume das gargalhadas e entender que existem limites para tudo.


Como o coworking é um ambiente compartilhado e colaborativo, devemos sempre nos lembrar que compartilharemos não somente ideias, conhecimentos, parcerias, mas também o banheiro, a cozinha, a sala de reunião etc. Não seja o coworker que deixa o banheiro todo sujo para o colega usar, seja higiênico, certifique-se de deixar o banheiro limpo, assim como o encontrou. O mesmo vale para a cozinha (em coworkings que disponibilizam o espaço), lave os talheres que utilizar, limpe o que sujar. Após utilizar a sala de reunião, certifique-se de desligar a TV e o projetor, organize as cadeiras, desligue o ar-condicionado, feche a sala e apague as luzes.


Muitos coworkings oferecem controle de acesso ao espaço, com senhas para a porta e para alarmes de segurança. Muitos também oferecem acesso ao escritório por 24h. Você, como coworker, deve atentar-se para sua segurança e a segurança dos seus colegas de trabalho, travando sempre a porta do local e acionar o alarme de segurança, caso seja o último a deixar o prédio.


Mas em relação ao barulho? No coworking é normal, principalmente na hora do cafezinho, ouvir uma conversa um pouco mais descontraída, acompanhada de risadas. É normal pessoas fazerem networking, mas na hora certa! Você vai ouvir muito o barulho de teclas sendo apertadas e cadeiras arrastadas, afinal, você está num ambiente onde as ideias borbulham a todo vapor.


As normas internas do coworking mudam de lugar para lugar, atente-se a elas no momento de fechar o contrato, isso evitará que você tenha a má fama de ser o coworker chato.

© 2018 Easy Work

23f6553203a44ed79a94f94b39649ecb.png